Connect with us

Bem-estar

6 coisas que você deve saber antes de adotar um cachorro adulto

“Adote, não compre” é um movimento muito repercutido, mas quando se trata de cães idosos, muitas pessoas podem ignorá-lo.

Published

on

Atualizado há

Cachorro idoso em floresta
Está pensando em adotar um cachorro mais velhinho? Confira essas dicas (Foto: wirestock/Freepik)

Ainda há um estigma grande em relação à adoção de cachorros idosos, o que é muito triste por muitas razões. Os cachorrinhos mais velhos são alguns dos animais de estimação mais doces que existem. 

Ainda assim, infelizmente estão entre os pets mais abusados, abandonados e negligenciados, já que as pessoas geralmente não querem um cão mais velho e, consequentemente, menos ativo. Mas os cães idosos são mais do que sua idade; eles são amorosos, empáticos e leais, e muitas vezes podem ser tão ativos quanto um filhote.

Se a sua família está disposta e pronta para adicionar mais um integrante à sua casa, confira essas 6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro mais velho.

1. Saúde é importante… e pode não ser barata

Os tutores precisam saber que qualquer animal de estimação custará dinheiro. Mas como os cães mais velhos são mais propensos a desenvolver problemas de saúde, isto geralmente significa que suas contas veterinárias aumentarão. Por isso, o planejamento é um dos itens essenciais na hora de adotar um pet senior.

Com o plano em dia e o contato e participação de um veterinário de confiança, você pode garantir mais anos saudáveis e felizes ao cachorrinho.

2. O cachorro pode precisar de um novo treinamento

Ainda que, provavelmente, o cachorro mais velho já tenha sido pelos tutores anteriores, isso depende do histórico do cão. Um pet negligenciado pela maior parte da vida pode precisar de um treinamento “do zero” para se adaptar a uma nova família e a um novo ambiente. 

Além disso, cada cachorro reagirá de forma diferente a novos ambientes. Talvez subir no sofá em sua última casa era permitido, mas na sua casa, é um lugar proibido. Talvez eles tenham sido repreendidos por tentarem interagir com outros cães antes; mas você quer que ele conheça seus outros animais de estimação e pets no parque. Você não saberá realmente até que eles estejam instalados em casa. Tenha em mente que você não pode pular essa etapa no processo de adaptação.

3. Você pode estar salvando uma vida

Se você estiver pensando em adotar um cão mais velho, pense que você pode estar tirando um cachorro mais velho da lista de morte. Muitos abrigos não têm espaço ou fundos para mantê-los. Assim, você está dando a eles um novo começo, o que é especialmente importante se eles saíram de um lar abusivo ou das ruas perigosas. 

Nem todos colocam seus animais de estimação para adoção porque o animal é difícil; às vezes os donos morrem ou se tornam financeiramente, fisicamente ou mentalmente incapazes de cuidar de seus bichinhos.

4. Menos energia e mais sono

Dormir mais do que o normal pode ser um sinal de saúde precária ou exagero. No entanto, para um cão mais velho é totalmente normal que eles durmam a maior parte do dia. Sempre pergunte a um veterinário se você não tem certeza, mas os cães idosos não têm a energia de um filhote. 

Eles geralmente querem andar menos, se deitar mais, brincar por períodos mais curtos. Ainda assim, cães são cães! Eles provavelmente ainda vão querer correr, brincar e pular em seu colo tanto quanto qualquer outro cachorro. O porém é que eles podem demorar mais tempo para se recuperar do exercício.

5. Você e sua família precisam se preparar para o fim.

Muito antes de realmente chegar, certifique-se de que você e sua família estejam preparados para o falecimento de seu cão idoso. As crianças, principalmente, precisam estar familiarizadas com o conceito da morte. Por mais triste que seja, a morte de seu animal de estimação pode ser a maneira de fazer isso. Inclua também seus outros animais de estimação, pois um dia eles podem começar a vaguear pela casa à procura do amigo falecido.

Embora não conseguimos dizer para eles com antecedência, ou mesmo com palavras, garantir muitos vídeos do falecido cão, pode ajudar na transição. Certifique-se de que eles tenham muito tempo de interação com outros animais de estimação, e lhes dê atenção extra. Não há como evitar os corações partidos, mas você pode torná-lo mais fácil planejando como irão lidar com ele.

Além disso, colete memórias físicas de seu cão – uma mecha de seu pêlo, seu brinquedo favorito, fotografias – e as olhe regularmente. Tente se lembrar de cada abano de sua cauda e de cada latido animado.

6. Não olhe para trás com arrependimento

Os cachorros estão no topo da lista de seres mais amorosos, alegres e facilmente agradáveis deste planeta. Mesmo que você pense que poderia ter feito mais, amado mais e os mimado mais, seu cão provavelmente se sentiu no paraíso o tempo todo.

Qualquer felicidade que você sentiu ao estar com eles foi provavelmente dez vezes maior para eles. Não deixe de proporcionar momentos assim a um cachorro idoso que pode ter apenas conhecido maldade em sua vida. A adoção de animais idosos é um ato de amor!

Bem-estar

Gato macho tem cio? Eles sentem dor? Entenda e saiba mais sobre esse período

O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu período fértil. Mas para gatos o sistema é diferente.

Published

on

Gato miando
O período de cio de um gato só pode ser evitado através da castração (Foto: legna69/Canva)

Tutores de cachorros devem se acostumar e saber lidar com o período de cio dos bichinhos, mas você sabia que gatos também passou pelo cio? Além disso, o processo de cio dos gatos é diferente de outros animais e do que os tutores podem esperar. O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu…

Continue Reading

Bem-estar

Viagem com pets: confira regras para transportar cães e gatos em carro, ônibus e avião

Quer tirar férias mas não quer deixar seu pet em casa? Há algumas regrinhas para seguir nas viagens. Confira.

Published

on

Gatos em mala
Confira documentações e o que deve-se levar em viagens com animais de estimação (Foto: Mārtiņš Lūsis/Canva)

Vai viajar mas não quer deixar seu pet sozinho em casa? Ou está planejando uma aventura e quer que seu animal de estimação viva essa experiência com você? Antes de arrumar as malas e sair de casa, saiba que é necessário seguir algumas regras se você quiser levar seu cão ou gato. Seja uma viagem mais curta, de carro, ou…

Continue Reading

Bem-estar

4 atitudes dos tutores que magoam os cachorros

Cuidado com certos modos de tratar seu bichinho de estimação.

Published

on

Cachorro triste
Os cachorrinhos podem ser muito carentes e precisam de cuidados (Foto: Suksao/Freepik)

Cachorros podem ser animais bem sentimentais, e demonstrar carência com frequência. Por isso, os tutores precisam tomar cuidado com certas coisas que podem deixar os pets tristes. Se você ama seu animal de estimação, há alguns fatores que você precisa evitar ou prestar atenção para não magoar seus cachorrinhos. Confira 4 atitudes que magoam os cães. Deixar recluso Um dos…

Continue Reading

Bem-estar

Sem ração? Veja quais alimentos você pode dar para seu cachorro

Alguns alimentos podem substituir – por um tempo – a ração do seu cachorro. Confira

Published

on

Cachorro comendo abobrinha
Acabou a ração do pet? Veja quais alimentos você pode dar para seu animalzinho (Foto: pixelshot/Canva)

O que você faz quando a ração do cachorro acaba e não tem como comprar mais naquele momento? Um alternativa é abrir a geladeira e pensar: "O que pode substituir a ração do meu pet?" Cães são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de carne como de vegetais, frutas e alimentos ricos em carboidratos. Assim, qualquer alimentos desses tipos…

Continue Reading

Bem-estar

Como acostumar seu cachorro a ficar sozinho em casa?

É muito difícil deixá-los sozinhos quando com essas carinhas tão fofas!

Published

on

Cachorro na cama
Durante o dia de trabalho, às vezes os cães precisam ficar sozinhos, mas não precisa ser tão doloroso (Foto: Wirestock/Freepik)

Embora você não possa deixar cachorrinhos sozinhos por muito tempo, você deve usar este tempo para acostumá-los à ideia de não te ter por perto o tempo todo. É muito mais fácil deixá-los à vontade para sair enquanto são filhotes, mas não se esqueça que isto provavelmente não virá naturalmente para eles. Hoje trouxemos dicas de como fazer esse treinamento…

Continue Reading
WordPress Ads