Connect with us

Bem-estar

Viagem com pets: confira regras para transportar cães e gatos em carro, ônibus e avião

Quer tirar férias mas não quer deixar seu pet em casa? Há algumas regrinhas para seguir nas viagens. Confira.

Published

on

Atualizado há

Gatos em mala
Confira documentações e o que deve-se levar em viagens com animais de estimação (Foto: Mārtiņš Lūsis/Canva)

Vai viajar mas não quer deixar seu pet sozinho em casa? Ou está planejando uma aventura e quer que seu animal de estimação viva essa experiência com você? Antes de arrumar as malas e sair de casa, saiba que é necessário seguir algumas regras se você quiser levar seu cão ou gato.

Seja uma viagem mais curta, de carro, ou mais longa, de ônibus ou avião, tutores devem seguir algumas normas. Assim garantem a segurança e bem-estar do bichinho e dos outros passageiros. Confira.

Documentação

O primeiro passo é levar seu cão ou gato para uma visita ao veterinário. Antes de viajar com seu pet, é preciso que um especialista analise se o animal está apto a viajar. Durante a consulta, é importante garantir que o animal esteja com todas as vacinas em dia.

O profissional veterinário pode ainda recomendar medicamentos e técnicas para diminuir a náusea ou ansiedade que o pet possa sentir no trajeto. Dessa forma, solicite ao veterinário um atestado de saúde do pet, esse documento é necessário para embarque do bichinho em ônibus e aviões.

Viagem de carro

Quando o assunto é viagem com pets, o trajeto de carro costuma ser mais tranquilo. No entanto, para garantir segurança do seu bichinho, é preciso deixá-lo preso.

Para animais de até 10kg, o recomendado é o assento do tipo cesto. O acessório é preso ao cinto de segurança, e o pet fica preso ao assento pela coleira. Cachorros com mais de 10kg devem usar o cinto de segurança exclusivo para cães.

Cachorro em carro
Foto: AndreyPopov/Canva

Já para viagem com gatos, o recomendado é a caixa de transporte. Além disso, também é recomendado que o condutor do veículo, se possível, faça paradas a cada 2 ou 3 horas, para que o animal possa se movimentar, beber água e fazer suas necessidades fisiológicas.

Viagem de avião ou ônibus

Para viajar com seu animal de estimação em ônibus ou avião, as regras básicas são parecidas:

  • Apresentar atestado veterinário e certificado de vacinação em dia;
  • Avisar a empresa do transporte com antecedência que a viagem inclui um animal;
  • Usar caixa de transporte.
Idosos com cachorro em avião
Foto: Digital Vision.

E fique atento, para viagens de avião e ônibus há um número limite de animais transportados, por isso a necessidade de consulta prévia. Assim, os tutores devem entrar em contato com a empresa antes de comprar a passagem, para confirmar o regulamento.

No caso de viagens em ônibus, há empresas que exigem que o tutor compre um assento a mais para poder viajar com pet. Enquanto isso, outras permitem que o animal seja levado no colo, desde que dentro da caixa de transporte.

Já nas viagens de avião, apenas cães e gatos com até 10 kg podem viajar na cabine, junto com o tutor. Animais acima de 10kg devem viajar no porão da aeronave.

O que não esquecer

  • Quantidade suficiente de água, ração e petiscos;
  • Bebedouro e comedouro;
  • Saquinhos higiênicos;
  • Coleira de identificação e número de contato;
  • Caminhas;
  • Medicamentos;
  • Brinquedos.

Bem-estar

Gato macho tem cio? Eles sentem dor? Entenda e saiba mais sobre esse período

O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu período fértil. Mas para gatos o sistema é diferente.

Published

on

Gato miando
O período de cio de um gato só pode ser evitado através da castração (Foto: legna69/Canva)

Tutores de cachorros devem se acostumar e saber lidar com o período de cio dos bichinhos, mas você sabia que gatos também passou pelo cio? Além disso, o processo de cio dos gatos é diferente de outros animais e do que os tutores podem esperar. O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu…

Continue Reading

Bem-estar

4 atitudes dos tutores que magoam os cachorros

Cuidado com certos modos de tratar seu bichinho de estimação.

Published

on

Cachorro triste
Os cachorrinhos podem ser muito carentes e precisam de cuidados (Foto: Suksao/Freepik)

Cachorros podem ser animais bem sentimentais, e demonstrar carência com frequência. Por isso, os tutores precisam tomar cuidado com certas coisas que podem deixar os pets tristes. Se você ama seu animal de estimação, há alguns fatores que você precisa evitar ou prestar atenção para não magoar seus cachorrinhos. Confira 4 atitudes que magoam os cães. Deixar recluso Um dos…

Continue Reading

Bem-estar

Sem ração? Veja quais alimentos você pode dar para seu cachorro

Alguns alimentos podem substituir – por um tempo – a ração do seu cachorro. Confira

Published

on

Cachorro comendo abobrinha
Acabou a ração do pet? Veja quais alimentos você pode dar para seu animalzinho (Foto: pixelshot/Canva)

O que você faz quando a ração do cachorro acaba e não tem como comprar mais naquele momento? Um alternativa é abrir a geladeira e pensar: "O que pode substituir a ração do meu pet?" Cães são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de carne como de vegetais, frutas e alimentos ricos em carboidratos. Assim, qualquer alimentos desses tipos…

Continue Reading

Bem-estar

Como acostumar seu cachorro a ficar sozinho em casa?

É muito difícil deixá-los sozinhos quando com essas carinhas tão fofas!

Published

on

Cachorro na cama
Durante o dia de trabalho, às vezes os cães precisam ficar sozinhos, mas não precisa ser tão doloroso (Foto: Wirestock/Freepik)

Embora você não possa deixar cachorrinhos sozinhos por muito tempo, você deve usar este tempo para acostumá-los à ideia de não te ter por perto o tempo todo. É muito mais fácil deixá-los à vontade para sair enquanto são filhotes, mas não se esqueça que isto provavelmente não virá naturalmente para eles. Hoje trouxemos dicas de como fazer esse treinamento…

Continue Reading

Bem-estar

Cachorros podem tomar leite? Veja porquê laticínios podem não fazer bem para doguinhos

Talvez você repense na hora de pensar que dar leite para cachorro é completamente normal, depois de ler esse artigo.

Published

on

Cachorro bebendo leite
Conheça os malefícios do leite para a saúde do seu cachorro (Foto: nemoris/Canva)

Eu sei, não é fácil recusar quando seu cachorrinho dá aquele olhar de pidão, mas hoje você vai saber que, com o leite, por exemplo, é melhor ser forte contra as tentações do doguinho. Você já deve ter pensado: "Mas quando filhote, ele tomou o leite da mãe dele. Será que ele pode tomar leite depois de grande?" A questão…

Continue Reading
WordPress Ads