Connect with us

Bem-estar

4 atitudes dos tutores que magoam os cachorros

Cuidado com certos modos de tratar seu bichinho de estimação.

Published

on

Atualizado há

Cachorro triste
Os cachorrinhos podem ser muito carentes e precisam de cuidados (Foto: Suksao/Freepik)

Cachorros podem ser animais bem sentimentais, e demonstrar carência com frequência. Por isso, os tutores precisam tomar cuidado com certas coisas que podem deixar os pets tristes.

Se você ama seu animal de estimação, há alguns fatores que você precisa evitar ou prestar atenção para não magoar seus cachorrinhos. Confira 4 atitudes que magoam os cães.

Deixar recluso

Um dos principais comportamentos que podem entristecer seu cachorro é deixá-lo recluso, preso dentro de casa. Ainda mais em cômodos ou espaços que ficam fora do ambiente de convívio da família. Os cães precisam de contato com os tutores, para se sentirem amados e acolhidos.

Esfregar o focinho para ‘disciplinar’

Um dos grandes mitos e erros que tutores cometem é tentar disciplinar os cachorros esfregando o focinho onde o pet pet xixi errado ou algo assim. No entanto, especialistas reforçam que esse comportamento de “repreensão” apenas deixa o cão triste e traumatizado.

Gritar com eles

Os cães latem, não falam como nós. Ou seja, eles não entendem todas as palavras que falamos. Portanto, não importa o quão alto você fale, ou grite, ele não será “disciplinado” assim. Além disso, cães têm ouvidos muito mais sensíveis que nós, humanos, e gritos podem deixá-los traumatizados e até doentes.

Não passear com o cachorro

Os cães, ainda que domésticos, precisam de socialização, tanto com seus humanos, quanto com outros animais. Ainda que você viva em uma casa grande, com quintal para o seu cachorro correr, o costume de passear faz muito bem para o pet. Passear ajuda na saúde do animal, e também o permite explorar novos ambientes. Passar a vida toda em apenas um espaço também é uma atitude dos tutores que pode entristecer seu cachorro aos poucos.

Há outras coisas que podem deixar seu cachorro magoado, como mudanças drásticas em casa, quebra de rotina, tédio, alimentos que não lhe agradam.

Sinais de que seu cachorro está triste

  • Feição apática: perceba se seu cão fica muito tempo deitado e recluso, com olhar triste; também é um sinal de tristeza não latir para outros cães e não se interessar por barulhos e movimentos do lado de fora.
  • Muito sono: cachorros tristes podem dormir mais ao longo do dia, e por mais tempo.
  • Perda de apetite: em geral, a hora de comer é um dos momentos mais esperados do cachorro. Assim, se ele não demonstrar apetite ou pular mais de duas refeições, pode ser hora de consultar um veterinário, e considerar trocar de ração.
  • Lambedura e mordidas no corpo: se o cão começar a lamber exageradamente a pata, ou se morder, pode ser uma maneira de se acalmar em momentos de estresse ou ansiedade.
  • Mudança de comportamento: se seu cão começar a se recusar ou não ficar animado pelas atividades que gosta, como passear e brincar, e apresentar problemas de comportamento, como mexer no lixo ou fazer xixi fora do lugar, isso pode ser um sinal de estresse e tristeza.

Quando notar qualquer uma dessas situações de perceber o cachorro triste, primeiramente leve-o ao veterinários, para garantir que não é um problema de saúde. Feito isso, faça de tudo para dar mais atenção, brincar e passear mais com seu cachorro.

Bem-estar

Gato macho tem cio? Eles sentem dor? Entenda e saiba mais sobre esse período

O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu período fértil. Mas para gatos o sistema é diferente.

Published

on

Gato miando
O período de cio de um gato só pode ser evitado através da castração (Foto: legna69/Canva)

Tutores de cachorros devem se acostumar e saber lidar com o período de cio dos bichinhos, mas você sabia que gatos também passou pelo cio? Além disso, o processo de cio dos gatos é diferente de outros animais e do que os tutores podem esperar. O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu…

Continue Reading

Bem-estar

Viagem com pets: confira regras para transportar cães e gatos em carro, ônibus e avião

Quer tirar férias mas não quer deixar seu pet em casa? Há algumas regrinhas para seguir nas viagens. Confira.

Published

on

Gatos em mala
Confira documentações e o que deve-se levar em viagens com animais de estimação (Foto: Mārtiņš Lūsis/Canva)

Vai viajar mas não quer deixar seu pet sozinho em casa? Ou está planejando uma aventura e quer que seu animal de estimação viva essa experiência com você? Antes de arrumar as malas e sair de casa, saiba que é necessário seguir algumas regras se você quiser levar seu cão ou gato. Seja uma viagem mais curta, de carro, ou…

Continue Reading

Bem-estar

Sem ração? Veja quais alimentos você pode dar para seu cachorro

Alguns alimentos podem substituir – por um tempo – a ração do seu cachorro. Confira

Published

on

Cachorro comendo abobrinha
Acabou a ração do pet? Veja quais alimentos você pode dar para seu animalzinho (Foto: pixelshot/Canva)

O que você faz quando a ração do cachorro acaba e não tem como comprar mais naquele momento? Um alternativa é abrir a geladeira e pensar: "O que pode substituir a ração do meu pet?" Cães são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de carne como de vegetais, frutas e alimentos ricos em carboidratos. Assim, qualquer alimentos desses tipos…

Continue Reading

Bem-estar

Como acostumar seu cachorro a ficar sozinho em casa?

É muito difícil deixá-los sozinhos quando com essas carinhas tão fofas!

Published

on

Cachorro na cama
Durante o dia de trabalho, às vezes os cães precisam ficar sozinhos, mas não precisa ser tão doloroso (Foto: Wirestock/Freepik)

Embora você não possa deixar cachorrinhos sozinhos por muito tempo, você deve usar este tempo para acostumá-los à ideia de não te ter por perto o tempo todo. É muito mais fácil deixá-los à vontade para sair enquanto são filhotes, mas não se esqueça que isto provavelmente não virá naturalmente para eles. Hoje trouxemos dicas de como fazer esse treinamento…

Continue Reading

Bem-estar

Cachorros podem tomar leite? Veja porquê laticínios podem não fazer bem para doguinhos

Talvez você repense na hora de pensar que dar leite para cachorro é completamente normal, depois de ler esse artigo.

Published

on

Cachorro bebendo leite
Conheça os malefícios do leite para a saúde do seu cachorro (Foto: nemoris/Canva)

Eu sei, não é fácil recusar quando seu cachorrinho dá aquele olhar de pidão, mas hoje você vai saber que, com o leite, por exemplo, é melhor ser forte contra as tentações do doguinho. Você já deve ter pensado: "Mas quando filhote, ele tomou o leite da mãe dele. Será que ele pode tomar leite depois de grande?" A questão…

Continue Reading
WordPress Ads