Connect with us

Bem-estar

5 formas de cuidar da saúde dental do seu cachorro

Além dos cuidados veterinários especiais, os tutores também podem ser protagonistas no cuidado animal.

Published

on

Atualizado há

Pessoa escovando dentes de cachorro
Comece a fazer da saúde dentária de seu animal de estimação uma prioridade. Confira 5 dicas (Foto: pixelshot/Canva)

Assim como os cuidados dentários são essenciais para a saúde humana, os tutores de animais de estimação precisam cuidar adequadamente da boca do seu pet. Muitos tutores ignoram a saúde dentária de seus bichinhos, o que pode ocasionar em graves doenças.

De acordo com a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA), 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam sinais de doenças gengivais até os 3 anos de idade. Embora as cáries sejam menos comuns em animais de estimação do que em pessoas, os animais podem ter muitos dos mesmos problemas dentários que os humanos, como:

  • Dentes e raízes quebradas
  • Doença periodontal
  • Abcessos ou dentes infectados
  • Quistos ou tumores na boca
  • Maloclusão, ou desalinhamento dos dentes e mordida
  • Mandíbula quebrada (fraturada)
  • Defeitos palatinos (como fissura palatina)

Confira 5 coisas que todo tutor de cachorro deve saber sobre os cuidados dentários dos pets:

1. O frio pode acalmar as gengivas do cachorro.

Os tutores podem encontrar brinquedos feitos para serem congelados, ou então fazer lanches gelados, como frutas ou cenouras.

2. Troque os “objetos de mordida”

Quando flagrar o cachorrinho mordendo seus chinelos, por exemplo, troque por um brinquedo macio. Assim, você evita que o cachorrinho acabe machucando os dentes ou as gengivas.

3. Trabalho começa em casa

Limpezas dentárias regulares são uma ótima maneira de manter o hálito refrescante do cachorro. Dessa forma, os tutores podem atuar escovando os dentes do pet – com pasta de dentes própria para cães, não pasta de dentes humana – ou usar itens como brinquedos e petiscos mastigáveis, toalhetes dentais ou aditivos de água. Além disso, há dietas especializadas formuladas para ajudar a manter os dentes de seu animal de estimação sempre limpos.

4. Limpeza profunda

Mesmo com os cuidados em casa, as visitas com especialistas é obrigatória para manter a saúde do animal. As limpezas dentárias completas com anestesia são a única maneira de garantir que o tártaro seja removido de baixo da linha da gengiva. Além disso, o procedimento permite que o veterinário faça um exame oral completo, permitindo encontrar outros problemas, como dentes doloridos ou quebrados, abscessos orais, lesões na boca ou massas na cavidade bucal.

5. Atenção aos sinais

É importante que o tutor sempre preste atenção aos sinais de doenças dentárias. Algumas condições podem incluir sintomas como halitose (mau hálito), relutância em mastigar ou deixar cair alimentos, caroços na bochecha/sobre os olhos, excesso de saliva, e também é importante ficar atendo a sangue em brinquedos ou nas tigelas de água e comida. Se você observar qualquer um destes sinais, leve seu animal de estimação ao veterinário para um exame dentário.

Comece a fazer da saúde dentária de seu animal de estimação uma prioridade, começando com a escovação. Pode parecer um pouco assustador ou até um pouco complicado no início, dependendo da raça do seu cão e de sua personalidade. Mas pequenos cuidados podem salvar a vida de seu pet.

Bem-estar

Gato macho tem cio? Eles sentem dor? Entenda e saiba mais sobre esse período

O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu período fértil. Mas para gatos o sistema é diferente.

Published

on

Gato miando
O período de cio de um gato só pode ser evitado através da castração (Foto: legna69/Canva)

Tutores de cachorros devem se acostumar e saber lidar com o período de cio dos bichinhos, mas você sabia que gatos também passou pelo cio? Além disso, o processo de cio dos gatos é diferente de outros animais e do que os tutores podem esperar. O cio é uma fase comum e acontece com a maioria dos mamíferos em seu…

Continue Reading

Bem-estar

Viagem com pets: confira regras para transportar cães e gatos em carro, ônibus e avião

Quer tirar férias mas não quer deixar seu pet em casa? Há algumas regrinhas para seguir nas viagens. Confira.

Published

on

Gatos em mala
Confira documentações e o que deve-se levar em viagens com animais de estimação (Foto: Mārtiņš Lūsis/Canva)

Vai viajar mas não quer deixar seu pet sozinho em casa? Ou está planejando uma aventura e quer que seu animal de estimação viva essa experiência com você? Antes de arrumar as malas e sair de casa, saiba que é necessário seguir algumas regras se você quiser levar seu cão ou gato. Seja uma viagem mais curta, de carro, ou…

Continue Reading

Bem-estar

4 atitudes dos tutores que magoam os cachorros

Cuidado com certos modos de tratar seu bichinho de estimação.

Published

on

Cachorro triste
Os cachorrinhos podem ser muito carentes e precisam de cuidados (Foto: Suksao/Freepik)

Cachorros podem ser animais bem sentimentais, e demonstrar carência com frequência. Por isso, os tutores precisam tomar cuidado com certas coisas que podem deixar os pets tristes. Se você ama seu animal de estimação, há alguns fatores que você precisa evitar ou prestar atenção para não magoar seus cachorrinhos. Confira 4 atitudes que magoam os cães. Deixar recluso Um dos…

Continue Reading

Bem-estar

Sem ração? Veja quais alimentos você pode dar para seu cachorro

Alguns alimentos podem substituir – por um tempo – a ração do seu cachorro. Confira

Published

on

Cachorro comendo abobrinha
Acabou a ração do pet? Veja quais alimentos você pode dar para seu animalzinho (Foto: pixelshot/Canva)

O que você faz quando a ração do cachorro acaba e não tem como comprar mais naquele momento? Um alternativa é abrir a geladeira e pensar: "O que pode substituir a ração do meu pet?" Cães são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de carne como de vegetais, frutas e alimentos ricos em carboidratos. Assim, qualquer alimentos desses tipos…

Continue Reading

Bem-estar

Como acostumar seu cachorro a ficar sozinho em casa?

É muito difícil deixá-los sozinhos quando com essas carinhas tão fofas!

Published

on

Cachorro na cama
Durante o dia de trabalho, às vezes os cães precisam ficar sozinhos, mas não precisa ser tão doloroso (Foto: Wirestock/Freepik)

Embora você não possa deixar cachorrinhos sozinhos por muito tempo, você deve usar este tempo para acostumá-los à ideia de não te ter por perto o tempo todo. É muito mais fácil deixá-los à vontade para sair enquanto são filhotes, mas não se esqueça que isto provavelmente não virá naturalmente para eles. Hoje trouxemos dicas de como fazer esse treinamento…

Continue Reading
WordPress Ads